domingo, 1 de novembro de 2009

O COSMONAUTA MORTO


Torre Bert Recordings - Ludmila and Nikolay/Anatoly Tokovy (1961


Durante a década de 60, a União Soviética e os Estados Unidos disputaram a posição de líder mundial na exploração espacial. O vencedor poderia declarar superioridade tecnológica em relação ao outro.

A União Soviética tinha uma pequena vantagem inicial: em 1957, lançou o Sputnik, o primeiro satélite feito pelo homem. Em 1961, a União Soviética deu ao programa espacial norte-americano outro golpe quando o astronauta Yuri Gagarin se tornou o primeiro humano no espaço. Mas, de acordo com os irmãos Judica-Cordiglia da Itália, Gagarin não foi o primeiro.
Eles criaram uma estação de escuta na Itália para interceptar transmissões de comunicação entre as operações na terra e a espaçonave para as missões soviéticas e norte-americanas. Semanas antes do vôo bem sucedido de Gagarin, os irmãos afirmaram que detectaram e gravaram transmissões de rádio de um astronauta que estava morrendo lentamente, sem rumo, no espaço.

A União Soviética desmentiu a declaração dos irmãos. Defensores da teoria acreditam que o governo soviético escondeu a morte do astronauta para preservar a reputação do país como líder na exploração espacial. A verdade permanece um mistério, embora as gravações estejam disponíveis online, caso você esteja curioso para ouvir.

Um comentário:

Nero disse...

ahhh… eu não acredito não.