quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

MOTOGP X MUNDIAL DE SUPERBIKE



A crise atingiu a MotoGP. Com a saída da Kawasaki, sobram apenas Honda, Yamaha, Ducati e Suzuki para atingir o mínimo de 18 motos no grid que a TV exige. Os altos custos juntamente com a pouca competitividade estão acabando com a MotoGP. Imaginem se Valentino Rossi realmente saísse da categoria para correr de Rally ou Formula 1? Seria a pá de cal na categoria...

As motos da categoria são protótipos cosntruídos exclusivamente para a categoria, custando milhões de dólares e feitas em quantidades limitadas. Praticamente os times são escolhidos pelas fábricas para poder alugar as motos, sim, porque é um esquema de leasing. As equipes alugam as motos e pagam milhões de dólares por ano para usa-las e ter acesso as modificações e atualizações que ocorrem durante o ano. No fim do ano a equipe devolve as motos para as fábricas.

Agora, o outro lado da moeda. O Mundial de Superbike.



As montadoras que participam oficialmente são: Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki, Ducati, BMW e Aprilia. Para 2010 está prevista a entrada da KTM e da Buell.

No Mundial de Superbike as motos são de série modificadas para a competição. Na categoria principal elas tem 1000 cilindradas e na supersport 600 cilindradas. Nas mil o fornecedor de pneu é 1 só (Pirelli) e o composto é slick de competiçãoe nas 600cc elas correm com pneus de rua (!?!?!). As modificações são limitadas para manter a competitividade e as equipes privadas podem comprar a moto na loja e modificar para correr, comprando os kits que as fábricas vendem. A vantagem da equipe oficial da marca é que sempre usam primeiro as inovações nos kits de competição.


A Ducati campeã do mundo com Troy Bayliss
do lado da sua "irmã" de rua.


Fora isso, a identificação com o público é maior, pois o cliente vê uma moto igual a sua moto de rua vencendo uma prova do mundial. A Ducati sempre lança a versão de rua da sua moto do Superbike.

As provas acontecem em 2 baterias e as brigas pelas primeiras posições são constantes. Sem contar que um piloto bom com um equipamento bom e privado (não oficial) pode conquistar até uma vitória. Vale a pena assistir.

Se eu não me engano, o Bandsports transmite a temporada inteira ao vivo.

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