Depois das vitórias em 2000 / 2001 / 2002 /2004 e 2005 com o Audi R8, 2003 com a Bentlley, foi a vez do Audi R10 diesel fazer história em Le Mans. Foi a primeira vitória de um motor diesel em competições.
Conversei com um amigo meu que cobria a American Le Mans (categoria que o R10 também competia) e ele me disse que o carro era tão silencioso que os pilotos não precisavam usar o protetor de ouvido. Na verdade, a faixa de melhor utilização da potência, segundo a Audi, é em torno de 3000 e 5000 rpms, ou seja, faz pouco barulho e gasta pouco, o que foi um dos trunfos em Le Mans.
O audi R10 ganhou Le Mans em 2006, 2007 e 2008. Ele foi aposentado para ser substituído pelo Audi R15, as fotos protótipo ainda não foram divulgado pela marca.
Motor
5,5L TDI 90º V 12
Cabeçote e bloco de alumínio
4 valvulas / cilindro, DOHC
Injeção direta de combustível
Twin Garrett Turbos
Performance:
Potência - 650 bhp
Torque - 811 ft lbs
5,5L TDI 90º V 12
Cabeçote e bloco de alumínio
4 valvulas / cilindro, DOHC
Injeção direta de combustível
Twin Garrett Turbos
Performance:
Potência - 650 bhp
Torque - 811 ft lbs
Vel. Max - ?
0-100km/h - ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário